Quando me perguntam qual o segredo para ser um bom programador Cobol, a minha resposta é simples e objetiva: faça o arroz com feijão.
Essa resposta pode parecer um tanto quanto simplista, mas se aplica muito bem a programação em Cobol.
Toda linguagem de programação tem inúmeros comandos, recursos, palavras reservadas, e até conceitos, mas no caso do Cobol você não precisar utilizar todo o seu repertório léxico e semântico para desenvolver um bom código e o principal: que funcione perfeitamente.
Como o Cobol é utilizado principalmente em grandes empresas e instituições financeiras, os aplicativos desenvolvidos precisam ser os mais seguros, confiáveis e performáticos possíveis.
Acreditem: as empresas não buscam quem sabe fazer o programa mais complexo e que utiliza todos os recursos possiveís do Cobol. Elas procuram quem faz códigos confiáveis e seguros.
Quanto mais simples o código, mais fácil de entender e se dar manutenção ele é. Quanto mais rebuscado e complexo ele for, mais difícil ele será para documentar, entender e se dar manutenção.
Utilize o que você domina e sabe que funciona. Nada de “eu acho que esse comando ou essa função vai fazer o que eu preciso”.
Faça programas pequenos. Códigos com mais de 1000 linhas são desaconselháveis. É muito mais fácil dar manutenção em 5 programas de 1000 linhas do que em 1 programa de 5000.
Estruture e modularize o seu código. Fica muito mais fácil de entender.
Não seja criativo demais, pois não trabalhamos com marketing. Seja confiável.
Pense a respeito disso tudo que falei, pois é muito melhor comer um arroz com feijão bem feito e bem temperado, do que uma sopa de escargots dos alpes suíços salgada demais ou estragada.